OFolha Vitória, em parceria com oCanal Sambão do Povo, vai transmitir ao vivo os ensaios técnicos das 14 escolas de samba dos grupos de acesso A e Especial doCarnaval de Vitória.
Os ensaios acontecem às sextas e sábados, entre 24 de janeiro e 15 de fevereiro. As transmissões irão ao ar nocanal do Sambão do Povo no YouTubee no jornal online a partir das 20h15 e serão apresentadas pelo jornalista e repórter da TV Vitória/Record, André Falcão.
Leia também
Carnaval de Vitória 2026: fantasias já estão à venda a partir de R$ 50
Prefeitura de Cariacica divulga lista de blocos autorizados para o Carnaval 2026
Ao todo, 20 profissionais estão envolvidos na cobertura. Comentaristas e repórteres em pontos estratégicos do sambódromo vão mostrar todos os detalhes dos ensaios e os últimos ajustes das agremiações para os desfiles que acontecem em 21, 22 e 23 de fevereiro.
Era um sonho transmitir os ensaios técnicos para equipe do Canal Sambão do Povo. A gente começou em 2022, cobrindo o carnaval capixaba justamente nos ensaios técnicos. Entendemos que o ensaio é o carnaval popular, o desfile oficial do público não pagante, o desfile das pessoas que não conseguem pagar para assistir. E, como o nome diz, é o momento das escolas acertaram os últimos detalhes para o grande dia. É um espetáculo dentro do espetáculo maior, que mostra a força do carnaval capixaba
Além da transmissão, o público do jornal online da Rede Vitória também poderá acompanhar, em tempo real, os melhores momentos dos ensaios de cada escola peloInstagram.
Para a chefe de redação do Folha Vitória, Daniella Zanotti, esse é mais um passo para firmar o compromisso com um jornalismo plural e diverso, que colabora com o desenvolvimento cultural e social do Espírito Santo.
“Nos últimos anos, reforçamos a cobertura do Carnaval de Vitória para valorizar a nossa cultura, a cultura do nosso Estado. Além dos desfiles, desde de 2023, oferecemos aos leitores a cobertura dos ensaios e agora também iremos transmitir ao vivo. Importante destacar também que, desde 2024, intensificamos a nossa atenção ao Carnaval e oferecemos conteúdos de qualidade sobre o tema durante todo o ano”, pontuou.
Confira a agenda dos ensaios técnicos:
24 DE JANEIRO (Grupo A)
Rosas de Ouro
Pega no Samba
25 DE JANEIRO (Grupo especial)
Imperatriz do Forte
Novo Império
31 DE JANEIRO (Grupo A)
Império de Fátima
Independente de Eucalipto
1 DE FEVEREIRO (Grupo especial)
Unidos de Jucutuquara
Chegou o Que Faltava
7 DE FEVEREIRO (Grupo A)
Independentes de São Torquato
8 DE FEVEREIRO (Grupo especial)
Unidos da Piedade
Independentes de Boa Vista
14 DE FEVEREIRO (Grupo A)
Mocidade da Praia
15 DE FEVEREIRO (Grupo especial)
Mocidade Unida da Glória
Ensaios técnicos e o carnaval além da avenida
O Folha Vitória estreou na última semana uma série de reportagens especiais sobre a folia capixaba.
Em quatro episódios, a produção mostra os segredos e desafios dos sambistas capixabas para construir um desfile, além do trabalho cultural e social desenvolvido fora da avenida ao longo de todo o ano.
Cada episódio recebeu o nome ou verso de canções que marcaram a história do samba no Espírito Santo.
No episódio episódio de estreia, você conhecerá a história das agremiações no Espírito Santo, desde as batucadas que levaram a criação da primeira escola de samba capixaba, em janeiro de 1955, até os dias atuais, com a expectativa de início das obras para a construção da Cidade do Samba.
No segundo episódio da série de reportagens do Folha Vitória, personalidades do Carnaval de Vitória declaram a paixão por uma das festas mais populares do país e contam como suas vidas foram transformadas pelo samba.
Produtor web
Gabriel Barros é jornalista formado pelo Centro Universitário Faesa e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2018 no jornalismo capixaba. Em 2020, passou a integrar a equipe do jornal online Folha Vitória, em coberturas sobre o cotidiano das cidades do Estado, política e cultura.
Gabriel Barros é jornalista formado pelo Centro Universitário Faesa e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua desde 2018 no jornalismo capixaba. Em 2020, passou a integrar a equipe do jornal online Folha Vitória, em coberturas sobre o cotidiano das cidades do Estado, política e cultura.
Carnaval de Vitória 2025
Folha Vitória
Sambão do Povo










