Capixaba que Poca conectando você
às notícias do ES

Portal de notícias do Espírito Santo

Capixaba que Poca

Procon de Vitória abre vagas para renegociação de dívidas

Objetivo é ajudar a limpar o nome de quem se enrolou com as contas, em especial durante a pandemia.

Procon de Vitória abriu vagas para renegociação de dívidas

Quem está com dívidas terá uma chance de renegociar o valor durante o Mutirão de Desconto Real promovido pelo Procon de Vitória neste mês de junho. O cadastramento para quem deseja limpar o nome e quitar as contas começou na segunda-feira (7) e vai até sexta (11).

O mutirão será realizado entre os dias 14 e 18 de junho, na Casa do Cidadão, em Itararé, das 9h às 18h.

Entre os principais vilões do endividamento estão o cartão de crédito, o crédito consignado e o empréstimo pessoal, segundo Procon.

A pandemia de Covid-19 acentuou a precarização das relações de trabalho, impactou o número de vagas ofertadas pelo mercado, contribuiu com o aumento de desempregados. Isso colaborou para que a renda das família diminuísse de forma expressiva e muita gente acabasse gerando dívidas.

O mutirão será uma oportunidade para o cidadão renegociar esses valores, regularizar o nome e ter a possibilidade de voltar a consumir.

Para participar, é necessário fazer agendamento on-line nosite da Prefeitura de Vitóriaou no aplicativo “Procon Vitória”. Assim, os consumidores serão atendidos por horário, evitando aglomeração.

Serão oferecidas 336 vagas para agendamento, distribuídos em nove empresas de telefonia, telecomunicações e instituições bancárias participantes: Vivo, Oi, Sky, Claro, Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Banestes, Caixa Econômica Federal, Bradesco e EDP.

Ao agendar a participação, é necessário que o consumidor selecione com qual empresa precisa negociar, além de informar corretamente todos os documentos. Só serão atendidos consumidores que residam em Vitória, havendo necessidade de apresentar comprovante de residência, RG ou documento oficial com foto, CPF e, caso tenha, algum comprovante do débito.

“Só poderão participar do mutirão as pessoas previamente agendadas, para que seja respeitado todo o protocolo de prevenção à Covid-19. Por mais que o nome seja ‘mutirão’, vamos manter o distanciamento necessário, além do uso obrigatório de máscaras e a desinfecção na entrada e nos guichês com álcool 70%”, destacou a gerente do Procon de Vitória, Denize Izaita.

O mutirão contará com guichês representativos de cada empresa, onde o consumidor poderá apresentar sua dívida e negociar da melhor forma que pode liquidá-la.

Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo, a Fecomércio, o endividamento das famílias em Vitória em 59,07% no mês de maio, sendo 1,9% menor em março. Em relação ao mesmo mês de 2020, ficou 11 pontos menor. A inadimplência foi de 34% em 2020 e 37% em 2019.

Cerca de 33 mil famílias com, pelo menos, uma conta em atraso (10,4%) não tiveram condições de pagar em abril de 2021. O índice no mesmo período do ano passado era de 18,5% (13.843 famílias).

Procon de Vitória — Foto: Leonardo Silveira/Prefeitura de Vitória
Fonte: G1

Rolar para cima