Foto: Divulgação/DINO
Mesmo com a pandemia da Covid-19, a atividade de Inovação Aberta com startups dobrou no último ano. Esta é a conclusão da 100 Open Startups, plataforma de conexão entre corporações e startups baseada em Open Innovation (Inovação Aberta, na tradução em inglês) – termo criado em 2003 por Henry Chesbrough, diretor executivo do Centro da Universidade de Berkeley e chairman do Centro de Open Innovation Brasil.
Leia também
Folha Business
Charcutaria de Guarapari se destaca em concurso nacional com quatro medalhas de ouro
Economia
Tilápia capixaba impulsiona expansão da aquicultura no Espírito Santo
Em linhas gerais, a expressão diz respeito a uma mudança na forma de desenvolver soluções em grandes empresas. Sob esta premissa, o ranking 100 Open Startups, realizado em outubro de 2021, listou as 100 startups brasileiras mais atraentes para corporações.
Para a edição do último ano, foram declarados 26.348 relacionamentos de Open Innovation , entre corporações e startups, enquanto, em 2020, aconteceram 13.433 relações entre estas pequenas, médias e grandes empresas. A listagem foi elaborada em parceria com o Inovabra, ecossistema de inovação do Bradesco, e levou em conta dados de 18 mil startups.
O Rede Parcerias, empreendimento que atua na transformação e no relacionamento entre empresas, sindicatos e associações com seus clientes, sindicalizados e associados, conquistou o primeiro lugar na disputa com as categorias “Geral” e “Martechs”. Para Eduardo Torres, cofundador da empresa, o pleito é importante para os participantes, pois impulsiona os negócios de martech – empresas que unem tecnologia e marketing – no país, oferecendo promoção e visibilidade às startups que se envolveram em todo o processo.
A respeito da Open Innovation no mercado e suas perspectivas para os próximos anos, Torres pontua que estas são startups que desenvolvem e modelam soluções para “as dores” de outras empresas. “O grande crescimento dos negócios do setor se deve à rapidez e economia de se ter ‘muitas cabeças juntas’ para resolver um problema de fora da organização, sem seus vícios, paradigmas e barreiras invisíveis”.
“Aos olhos dos clientes”, prossegue o empreendedor, “os serviços e produtos vêm se tornando cada vez mais padronizados. Assim, para o consumidor fica difícil enxergar motivos para escolher uma marca e não outra. A utilização da tecnologia para otimização do marketing digital é vista como uma grande solução, sendo a busca no diferencial para a fidelização de clientes. O maior desafio de uma Startup é atribuir o valor percebido aos clientes com o seu produto e suas experiências”, afirma.
O Brasil possui mais de 1.789 Martechs, conforme balanço da divisão latino-americana da MMA Global (Marketing Mobile Association), em parceria com a Hibou, empresa de monitoramento de mercado.
Startups devem personalizar seus serviços
Na análise de Thiago Mattos, cofundador do Rede Parcerias, as tendências de soluções do segmento vêm mudando a receptividade das empresas. “A tendência é a personalização dos serviços, pensando por ‘ cluster’ ou individualmente. O valor que um cliente enxerga é diferente do valor que outros podem enxergar, por isso precisamos pensar na entrega de campanhas mais específicas e personalizadas”.
Mattos acrescenta que esse processo (de personalização) é um dos principais desafios das Martechs e Adtechs. “Neste sentido, as particularidades e a identidade de cada empresa precisam ser respeitadas. Assim, as startups mesmo oferecendo produtos digitais whitelabel, conseguem entregar ferramentas adaptáveis para proporcionar experiências únicas para cada cliente e que façam sentido com seus objetivos”.
Para concluir, o empreendedor destaca que há diversas tendências e oportunidades para o segmento nos próximos anos. “Automação e inteligência artificial, com certeza, são os próximos passos do setor, assim será possível ter uma oferta ou ativação ainda mais autêntica e específica para cada cliente.”
Para mais informações, basta acessar: https://redeparcerias.com/
Economia
Empreendedorismo
Marketing
Negócios
Seguros
Startups