Capixaba que Poca conectando você
às notícias do ES

Portal de notícias do Espírito Santo

Capixaba que Poca

Pazolini convoca 102 novos guardas para proteger Vitória


Após 12 anos sem a realização de concurso público, a Guarda Civil Municipal de Vitória passa a contar com o reforço de 100 novos agentes, que começam a atuar nas ruas da capital a partir do dia 5 de janeiro.

A formatura foi realizada na noite desta segunda-feira (22), em um clima marcado por emoção, sorrisos, reencontros e abraços em família, celebrando a conquista dos novos profissionais e o fortalecimento da segurança pública da cidade.

A Guarda Civil Municipal de Vitória realizou a formatura dos 100 novos guardas municipais, em cerimônia no Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O evento marca um momento histórico para a segurança pública da capital, já que a corporação não realizava concurso público há mais de duas décadas.

Os novos guardas passam a integrar oficialmente o efetivo da Guarda de Vitória, contribuindo para a manutenção dos bons indicadores de segurança do município, como a queda de 36% nos casos de homicídio, 26% nas mortes no trânsito e 70% nos roubos a comércios, entre outros resultados positivos.

A ampliação do efetivo também fortalece as ações preventivas e ostensivas desenvolvidas pela corporação.

Para o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, a formatura simboliza o compromisso da gestão com o fortalecimento da segurança pública.

“Depois de 12 anos, a Guarda de Vitória volta a receber novos profissionais, somando pessoas aos investimentos em tecnologia, estrutura e equipamentos que já realizamos. Esses novos guardas chegam preparados, com formação sólida, para cuidar da nossa cidade e proteger vidas. Eles já devem estar nas ruas reforçando a segurança no Ano Novo”, destacou.

O secretário de Segurança Urbana, Amarílio Boni, ressaltou que a ampliação do efetivo impacta diretamente a qualidade do serviço prestado à população.

“A entrada desses novos guardas representa mais capacidade operacional, mais presença nas ruas e mais respostas às demandas da cidade. São profissionais preparados técnica e emocionalmente para atuar com responsabilidade, equilíbrio e compromisso com o serviço público”, afirmou.

Durante o curso de formação, os alunos passaram por disciplinas como armamento e tiro, técnicas operacionais, uso diferenciado da força, direitos humanos, legislação, direção defensiva, fiscalização de trânsito, primeiros socorros e atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade, seguindo a matriz curricular nacional da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

A recém-formada guarda municipal Smidele destacou a emoção de dar continuidade a um legado familiar. “Meu pai foi guarda municipal, então fazer parte dessa instituição é continuar a história que ele construiu. Foi muito gratificante vê-lo colocar meu QRA no meu braço. É a realização de um sonho da minha família”, contou, emocionada.

A família também foi a principal motivação do recém-formado guarda municipal Cerqueira. Natural de Uruçuca, no interior da Bahia, ele precisou ficar longe da esposa, da mãe e das filhas por quatro meses para participar do curso de formação.

“Vi no concurso da Guarda de Vitória uma oportunidade de servir e proteger a população em uma capital, dentro de uma instituição estruturada e organizada. Enfrentei o período de formação longe da minha família, e hoje o sentimento é de gratidão. Foi por elas, e agora a felicidade é compartilhada por todos nós”, relatou.

A comandante da Guarda Civil Municipal de Vitória, Dayse Barbosa, ressaltou o simbolismo do momento para a corporação. “É um dia de muito orgulho para a Guarda de Vitória. Esses novos guardas chegam após um processo rigoroso de seleção e formação e passam a representar uma instituição em constante evolução. A expectativa é fortalecer ainda mais nossa atuação e a proximidade com a população”, afirmou.

A chegada do novo efetivo reforça significativamente a atuação da Guarda de Vitória nas áreas de policiamento comunitário e segurança viária, ampliando a presença da instituição nas ruas e junto às comunidades. Os novos guardas passaram por todas as etapas do concurso público, desde a prova objetiva até a conclusão do Curso de Formação de Guardas (CFG), de caráter eliminatório, com mais de 800 horas de aulas teóricas e práticas.

Source link

Rolar para cima