Conforme defendido pelos autores durante toda a tramitação do Projeto de Lei (PL) 204/2025, a medida se faz necessária para garantir a segurança jurídica para os municípios e para o Estado e, além disso, determina que, conforme o caso, será indispensável ainda a manifestação da Assembleia Legislativa, do Ministério Público Estadual, do Tribunal de Contas, do Poder Judiciário e do Tribunal Regional Eleitoral.
Mais leis
A semana também teve a sanção de outras três leis de autoria do presidente da Ales, Marcelo Santos. A Lei 12.680, atualiza o reconhecimento da Rota São Floriano de Cavernas, Plantas Medicinais e Agricultura Familiar, em Domingos Martins, como Rota Turística no Espírito Santo, no KM 80 da BR 262, no distrito de Aracê.
“Estamos mudando e colocando Rota São Floriano, que é o que de fato é a comunidade, não deixando de lado também o que está sendo investido lá, pois é muito importante, em caverna e plantas medicinais”, afirmou na ocasião.
Já a Lei 12.685, reconhece a Ilha das Caieiras, em Vitória, como de relevante interesse cultural no âmbito do estado do Espírito Santo. Por fim, a Lei 12.667 inclui o Dia da Emancipação Política do município de Guarapari, a ser celebrado, anualmente, no dia 19 do mês de setembro, no Calendário Oficial do Estado do Espírito Santo.










