Internacionalização de marca: como expandir o seu negócio

PUBLICIDADE

*Artigo escrito por Thiago Setubal, sócio e fundador da Pixerama
A era digital ampliou os efeitos da globalização e a abertura do mercado mundial integra a estratégia de crescimento e longevidade de várias empresas .
Leia também
Cultura
Noção de Custo e Impacto: O Peso Invisível do Desperdício
Mercado de Trabalho
A Crise da Engenharia
Segundo estudos do Banco de Portugal e da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), os investimentos diretos de empresários brasileiros em Portugal registraram um marcante aumento em 2023, alcançando aproximadamente R$ 28 milhões (5,3 bilhões de euros), com alta de 10% na comparação com o ano anterior.
Lisboa, em particular, vem aparecendo com destaque cada vez maior em rankings internacionais de tecnologia.
Além disso, há mais de uma década, a capital portuguesa modernizou seu mercado imobiliário e hoje é uma das cidades com o metro quadrado mais caro na Europa , superando algumas referências do continente, como Madri e Milão.
Internacionalização de marca: chance de expansão
Não à toa, cada vez mais empresas brasileiras exploram oportunidades de expansão internacional no mercado europeu. Mas, por que investir em um novo mercado do outro lado do continente?
A internacionalização de marca traz oportunidades de crescimento em mercados internacionais.
Logo, diversificação de riscos , vantagens competitivas e comparativas, acesso a recursos estratégicos e novos mercados são os principais motivos que levam o empreendedor a internacionalizar o seu negócio.
Resumidamente, a internacionalização faz com que as empresas aprendam as melhores práticas do mercado de atuação, como se posicionam e, sobretudo, como gerar valor.
Assim, o negócio é capaz de desenvolver produtos e serviços mais eficientes para diversos mercados mundiais. E mais. Estar no exterior também significa uma chancela de qualidade para a marca .
Sabemos que investir fora do mercado doméstico envolve uma série de desafios . A começar pela ampliação das fronteiras de um negócio que envolve conhecer regulações, questões tributárias locais, novos concorrentes, fornecedores, a maneira como o público se comunica e se relaciona com o seu segmento.
Nada disso é empecilho , porém. Nem mesmo as previsões de desaceleração econômica global.
Pelo contrário, elas nos servem de alerta sobre o quanto é importante utilizar a diversidade de mercado que temos no planeta para proteger nossas empresas. Mostram que, além da planilha, a organização do futuro precisa navegar com um bom mapa nas mãos.
Economia
Negócios
Comércio
Economia
Empresas

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima