Nova classificação do mapa de risco começa a valer na próxima segunda-feira (14).
Grande Vitória não tem cidades em risco alto para Covid-19
O Governo do Espírito Santo divulgou nesta sexta-feira (11) o novo mapa de risco da Covid-19. A nova classificação começa a valer na próxima segunda (14). Na Grande Vitória, todas as cidades estão em risco moderado para a Covid-19.
Mortes e casos de Covid-19 nas cidades do ES
Com a atualização, Vila Velha passou para o risco moderado e Vitória, Serra, Cariacica e Guarapari não mudaram de classificação. Viana continua a única cidade da Região Metropolitana em risco baixo.
No mapa atual, caiu de 19 para oito o número de cidades capixabas que estão em risco alto e nenhuma está em risco extremo.
O novo mapa tem oito municípios em risco alto, 52 em risco moderado e 18 cidades estão em risco baixo.
Durante a apresentação do novo mapa, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), anunciou queserá permitido o retorno de aula presencial em escolas, faculdades e institutos de ensino técnico a partir do dia 21 de junhoem cidades de todos os graus de risco. As escolas devem obedecer as regras de distanciamento e número reduzidos de alunos nas salas.
Segundo o chefe do Executivo estadual, a medida será possível porque o governo projeta ter vacinado todos os servidores da educação até o próximo final da semana.
Mapa de risco Espírito Santo — Foto: Divulgação/Governo do ES
Risco baixo:Baixo Guandu, Castelo, Colatina, Conceição do Castelo, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Jerônimo Monteiro, João Neiva, Marilândia, Mimoso do Sul, Mucurici, Muqui, Piúma, Santa Maria de Jetibá, São Roque do Canaã, Viana e Vila Pavão.
Risco moderado:Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alto Rio Novo, Anchieta, Apiacá, Aracruz, Atílio Vivácqua, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cariacica, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibiraçu, Ibitirama, Irupi, Itapemirim, Jaguaré, Laranja da Terra, Linhares, Mantenópolis, Marechal Floriano, Montanha, Muniz Freire, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Mateus, Serra, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Vila Valério, Vila Velha e Vitória.
Risco alto:Alfredo Chaves, Cachoeiro de Itapemirim, Domingos Martins, Ecoporanga, Ibatiba, Iúna, Marataízes e Pinheiros.
Fonte: G1










