Capixaba que Poca conectando você
às notícias do ES

Portal de notícias do Espírito Santo

Capixaba que Poca

Em três dias, cinco assassinatos foram registrados em Cariacica, ES

Do início de janeiro até esta terça-feira (26), a cidade acumulou 17 mortes violentas.

Cariacica registrou seis mortes violentas entre os dias 23 e 26 de janeiro — Foto: Ary Melo/TV Gazeta

Ao longo dos três últimos dias, cinco homicídios foram registrados no município de Cariacica, na Grande Vitória. Do início de 2021 até a manhã desta quarta-feira (26), a cidade acumulava 17 mortes violentas, 11 registros a mais do que no mesmo período do ano passado.

Das cinco ocorrências registradas em três dias, a primeira ocorreu na manhã do domingo (24), quando um corpo foi encontrado em Porto de Santana.

Já nesta segunda (25), outras três mortes ocorreram em Vista Dourada, em Maracanã e em Vale dos Reis, mesmo bairro onde suspeitos atearam fogo em um veículo durante a tarde. A última morte, até publicação desta reportagem, aconteceu na manhã desta terça (26), quando um homem foi encontrado morto em Jardim de Alah.

Com 17 homicídios registrados neste início de ano, Cariacica é a mais violenta entre as cidades da Grande Vitória, já que, até a manhã desta terça, Vila Velha, Serra e Vitória registraram cinco mortes cada uma desde 1º de janeiro.

Cariacica liderou o ranking do número absoluto de homicídios no estado nos anos de 2019 e 2020.

Na última semana, vídeos de criminosos ostentando armas na cidade circularam na internet.

Na última semana, vídeos de criminosos ostentando armas em Cariacica circularam na internet

Desde agosto de 2019, a Força Nacional atua no reforço das ações de segurança da cidade justamente com o objetivo de reduzir os índices de assassinatos. A indicação do município para receber Exército, no âmbito do programa Em Frente Brasil, do Governo Federal, levou em consideração as taxas de homicídios entre os anos de 2015 a 2017.

Em nota, a Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdefes) do município pontuou que atua em parceria à Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), que conta com a Polícia Civil, a Polícia Militar e também a Força Nacional.

Destacou também que o concurso da Guarda Municipal está em andamento. Ao todo, 50 vagas de agentes serão preenchidas e os aprovados iniciarão o curso de formação no primeiro semestre de 2021. A previsão é convocar 50 dos aprovados, mas, no edital, há a previsão para cadastro de reserva, para a contratação de mais 50 agentes, prevista para 2022.

“Nesse contexto, o município ainda conta com a participação no GGI (Gabinete de Gestão Integrada do Estado) em que é discutida a implementação de medidas de combate à violência, e no GGIM (Gabinete de Gestão Integrada Municipal), onde são traçadas estratégias de parceria junto à Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros, com reuniões mensais. Nesses encontros são informados ainda o cotidiano de segurança do município, com os principais problemas”, informou a pasta.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) destacou que as forças de segurança realizam um trabalho contínuo, de prevenção e repressão, com o objetivo de impedir crimes violentos em Cariacica.

A Polícia Militar e a Força Nacional de Segurança Pública têm feito operações constantes nos locais com registros de confronto entre criminosos pela disputa de pontos de venda de drogas e, somente até ontem (25), 21 armas de fogo já haviam sido apreendidas, 5% a mais que o mesmo período de 2020.

Além disso, todos os casos são investigados pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) do município, que no ano de 2020 cumpriu 127 mandados de prisão de homicidas e 152 mandados de busca e apreensão durante operações.

Cabe ressaltar que a Segurança Pública envolve não somente a atividade policial, mas também questões sociais, econômicas e territoriais, por isso a importância dos debates entre os representantes municipais, das instituições policiais e representantes das comunidades, dentro do Gabinete de Gestão Integrada.

Fonte: G1

Rolar para cima