Capixaba que Poca conectando você
às notícias do ES

Portal de notícias do Espírito Santo

Capixaba que Poca

Colatina anuncia auxílio de R$ 2 mil para famílias afetadas pelas chuvas

Colatina anuncia auxílio de R$ 2 mil para famílias afetadas pelas chuvas

Para ter direito ao benefício, é preciso que o morador esteja inscrito no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). Além disso, o imóvel danificado terá que ser avaliado pela Defesa Civil Municipal.

Segundo a prefeitura, também serão contempladas famílias atingidas por fortes chuvas no período entre novembro de 2025 e abril deste ano.

Benefício é vinculado a decretação de estado de emergência

A secretária de Assistência Social de Colatina, Michela Penitente, conversou com a reportagem do Folha Vitória, falou sobre o Cartão Recomeçar e explicou como a prefeitura está dando assistência às famílias afetadas.

Segundo a secretária, o cartão só é liberado quando o município decreta oficialmente situação de emergência, o que será feito em Colatina nesta segunda-feira (5), devido aos estragos causados pelo temporal de sábado (3).

“Decretado o estado de emergência ou calamidade pública, as pessoas cadastradas no CadÚnico vão poder fazer esse pedido junto à Assistência Social. A Defesa Civil já fez uma avaliação de quantas pessoas, aproximadamente, terão o direito de receber”, explicou a secretária.

Até a chegada do benefício, as famílias afetadas pela chuva receberam outros recursos cedidos pela prefeitura, como colchões, cestas básicas, kits de higiene e limpeza e telhas que vão ajudar na reconstrução das casas.

Critérios para fornecimento do Cartão Recomeçar

  • A cidade tem que estar oficialmente em estado de emergência ou calamidade pública;
  • O imóvel afetado precisa ser avaliado pela Defesa Civil;
  • O morador precisa estar cadastrado no CadÚnico;
  • O auxílio só será concedido entre os meses de novembro e abril, período que registra maior volume de chuvas;
  • Apenas um cartão é concedido por família.

Para saber se tem direito ao Cartão Recomeçar, o morador precisa se dirigir à Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania de Colatina, na Rua Pedro Epichim, 260, Centro.

Leia a notícia completa no G1: Clique aqui

Rolar para cima