Capixaba de 16 anos emociona ao fazer recital histórico em Vitória: “Entrega total”

PUBLICIDADE

Emocionante! Aos 16 anos, o pianista Estêvão Medeiros Gomes fez história ao interpretar, pela primeira vez no Espírito Santo , os 27 Estudos de Frédéric Chopin em um concerto com casa lotada no Teatro Sônia Cabral, em Vitória.
A apresentação especial durou 1h30 e foi dividida em duas partes: ele iniciou com 15 peças, fez um breve intervalo e retornou ao palco para tocar os 12 estudos restantes. Esta foi apenas a segunda vez que a obra completa foi executada ao vivo no Brasil — a primeira foi em 1978, com o pianista potiguar Oriano de Almeida.
Leia também
Ho, ho, ho!
Radical: Papai Noel vai chegar de jet ski e helicóptero em Vila Velha
Leia entrevista! ️
Com promoção exclusiva da Jovem Pan, Jota Quest faz show especial em Guarapari
Após quatro anos de preparação intensa, ele descreveu o momento como um marco em sua trajetória.
“Estar no palco interpretando todos os Estudos de Chopin foi uma experiência extremamente desafiadora e marcante. Eu estava muito nervoso, naturalmente, porque é um repertório de altíssimo nível técnico e expressivo, que exige não apenas domínio pianístico, mas também maturidade artística” , contou o jovem músico.
Estêvão ainda destacou a importância do feito para sua carreira e para a cena da música clássica no país.
A pressão foi grande, especialmente por se tratar de um feito inédito no Brasil para alguém da minha idade. No entanto, meu foco sempre foi dar o meu melhor, respeitando a profundidade da obra e buscando transmitir ao público tudo aquilo que a música de Chopin representa para mim. Foi uma conquista que exigiu muito preparo, dedicação e entrega total.
Assista a um trecho da apresentação
Natural da cidade de Serra , Estêvão Gomes acumula mais de 30 prêmios em competições nacionais e internacionais, com destaque para participações em países como Grécia, Portugal, Indonésia, Colômbia, Espanha e Rússia. Em 2022, venceu o Concurso de Piano Souza Lima e o National Pro Music Competition , nos Estados Unidos .
A projeção nacional veio em 2024, quando venceu o programa Prelúdio , da TV Cultura, interpretando o Concerto nº 5 de Saint-Saëns com a Orquestra Prelúdio, regida por Júlio Medaglia. Como prêmio, conquistou uma bolsa de estudos na Academia Franz Liszt, em Budapeste, além de apoio financeiro para sua estadia no exterior.

Editora de Entretenimento e Cultura
Editora de Entretenimento e Cultura do Folha Vitória. Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Editora de Entretenimento e Cultura do Folha Vitória. Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Cultura
Entretenimento
Música
Capixaba
concerto
Música
pianista
Variedades

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima