Ales abre exposição de motos que reúne clássicos e intervenções artísticas – Política Capixaba

PUBLICIDADE


Uma exposição na Assembleia Legislativa (Ales) chama a atenção para a evolução das motocicletas, com cerca de 30 tipos, desde clássicos, usados na Segunda Guerra Mundial, até modelos contemporâneos e customizados. Réplicas feitas em borracha, aço soldado, pinturas e desenhos sobre esse esporte estão abertos à visitação no pilotis da Casa, onde podem ser vistas até 19 de dezembro.

A abertura da Exposição Itinerante do Museu da História da Moto contou com as presenças do artista plástico Jota Pilatti e do renomado customizador paulista, Teydi Deguchi, especialista na arte de customizar motos e automóveis. Deguchi começou, há 50 anos, a desenvolver um trabalho que envolve arte e conhecimento mecânico para criar motos de modelo exclusivo. Além de atender famosos, Teidy venceu, em Londres, em 2024, um concurso que reúne customizadores de oitos países. Deguchi se posiciona como um “artista da customização”.

“Uma moto pra mim é uma tela vazia, em branco. E eu preencho esse vazio em motos e carros. Ser campeão mundial representa o tanto de suor, sangue e graxa que preenchi durante três décadas”, analisa.

Os artistas vieram a convite do organizador da exposição, Marcelo Paranhos, presidente da Associação de Motos Clássicas e Customizadas do Espírito Santo. A intenção dele é conseguir espaço para  poder mostrar todo o acervo, que é duas vezes maior que o exposto Ales.

“A gente quer criar um museu dedicado à história do motociclismo, reunindo motocicletas e as histórias de quem as construiu, com um espaço exclusivo para customização, que deve levar o nome de Teydi Deguchi”, explicou.

Deguchi falou sobre a forma como o motociclista ainda é retratado no cinema — como rebelde ou vândalo — e contrapôs essa visão ao papel social que o grupo desempenha.

“Se você for ver, é tão bonito as ações que tivemos, principalmente no Brasil, com as enchentes. Todos os grupos se uniram para arrecadar alimento e entregar ajuda na estrada. Isso, para mim, foi libertador”. Ele destacou sua vontade de seguir compartilhando conhecimento com as novas gerações: “Eu quero passar o bastão para a juventude”.

Comissão

Antes da abertura da exposição, a Comissão de Turismo e Desporto realizou uma reunião extraordinária para entrega de certificados. O presidente do colegiado, deputado Coronel Weliton (PRD), abriu a reunião destacando a força cultural e social do motociclismo no estado. Ele lembrou que o Espírito Santo reúne mais de um milhão de pessoas habilitadas e cerca de 740 mil motocicletas emplacadas.

O deputado também  enfatizou o papel solidário dos motociclistas, principalmente em situações de emergência. “Se você olhar bem, é tão bonito o que acontece nesses momentos, quando todos se unem numa causa justa e nobre”.

Participaram da sessão do colegiado de Turismo: Gustavo Guimarães, da Câmara Empresarial de Turismo de Guarapari;  Antônio Caribé Silva Júnior, o “Cowboy da Moto”, campeão mineiro da Motovelocidade; além de Deguchi e Jota Pilatti. Também teve participação do público, formado por motociclistas.

Serviço:
Exposição Itinerante do Museu da História da Motocicleta
Local: Pilotis da Assembleia Legislativa
Data: Até 19 de dezembro, exceto sábado e domingo
Horário: das 8h às 18 horas
Entrada gratuita

Fonte : Ales


Post Views: 1



Source link

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima