Tropa chegou ao ES em agosto de 2019 como ação do programa federal ‘Em Frente Brasil’.
Força Nacional vai deixar Cariacica
O governo federal determinou que a Força Nacional seja retirada de Cariacica, na Grande Vitória, até a próxima segunda-feira (19).
Os agentes da Força Nacional integram oprograma “Em Frente Brasil”, um projeto-piloto de enfrentamento à criminalidade organizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Em nota, o ministério disse que o projeto tem o objetivo de realizar diagnósticos, testar metodologias e fortalecer o aparato de segurança pública por meio da atuação de forças-tarefas integradas.
“Durante todo este período de implementação nas cinco regiões do país, o projeto-piloto interministerial ‘Em Frente Brasil’ proporcionou um conhecimento aprofundado das características dos crimes violentos em suas diferentes manifestações e causas, o que permite, agora, ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e demais ministérios participantes, dar continuidade a este trabalho em uma escala ainda maior”, diz parte da nota.
O ministério informou também que a fase que envolvia o choque operacional com a Força Nacional atuando como mais um integrante das forças-tarefas estaduais, após as sucessivas prorrogações quanto à sua permanência, deixou de compor o projeto-piloto para dar espaço a formulação de um programa de enfrentamento à criminalidade violenta em âmbito nacional, alcançando assim os municípios com maior índice de homicídios e demais crimes violentos.
Homens da Força Nacional atuam em Cariacica
A tropa chegou ao estado em agosto de 2019para atuar em 28 bairros de Cariacica. Na época, o objetivo era colaborar com a redução da criminalidade, um dos pontos que levou a cidade capixaba a ser escolhida entre cinco do Brasil para fazer parte do programa.
A estadia teria seis meses de duração, mas foi prorrogada por diversas vezes, o que levou a um ano e oito meses. Recentemente, os militares da Força Nacional estavam sendo acionados pela Polícia Civil para atuarem nas fases daOperação Caim, com foco no combate a organização criminosas que atuam no estado.
A Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdefes) de Cariacica informou que não era uma vontade da prefeitura que a tropa saísse da cidade.
“A retirada da Força Nacional do município de Cariacica está sendo feita por decisão unilateral da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e que em momento algum foi comunicada a esse respeito”, disse em nota.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) disse que não foi informada sobre a saída dos agentes.
Além de Cariacica, o projeto também foi aplicado em Goiânia (GO), Paulista (PE), Ananindeua (PA) e São José dos Pinhais (PR).
Fonte: G1










