Capixaba que Poca conectando você
às notícias do ES

Portal de notícias do Espírito Santo

Capixaba que Poca

Pressão necessária por código de conduta no STF

Pressão necessária por código de conduta no STF

Nenhum grande empresário ou direção das associações empresariais – de industriais a banqueiros, de sindicatos a policiais – vai admitir em público, ninguém quer briga com um ministro togado.

Todavia tem sido consenso em portas fechadas destas salas que o Supremo Tribunal Federal precisa urgente de um Código de Conduta (comum em outras Cortes mundo afora) para seus integrantes.

O presidente do Supremo, ministro Edson Fachin, tem sido pressionado discretamente por quem a ele tem acesso, da alta roda, e se o Código passar, pode virar a grande marca da sua gestão a despeito da rejeição interna dos seus pares. O ano de 2026 será crucial para a Corte mostrar que não é dona do Brasil, como tem sido ventilado na praça.

Vergonha 

Entra ano, sai ano, e o STF mantém uma mancha na sua História. Quem mandou grampear (e o que descobriram?) o gabinete do então ministro Joaquim Barbosa, mais conhecido por ser relator do Mensalão?

Este repórter revelou em 2016 que a Segurança do STF descobriu, numa varredura, uma escuta ambiental desligada na caixa de fios do telefone, no chão abaixo da mesa. O ocupante do gabinete já era Luís Barroso. 

Fez o L

O presidente Lula da Silva nunca vai admitir isso em público, mas está possesso com a situação dos Correios, entregue superavitário pelo general Floriano Peixoto, da Gestão de Jair Bolsonaro.

Lula entregou a estatal para a turma do Prerrogativas, o grupo de juristas que “fez o L” contra sua condenação, e lambuzaram tudo na empresa. O presidente que “se demitiu”, Fabiano dos Santos, na verdade foi demitido. 

Plantão do Sedex

O ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, presidente do TST, determinou que, mesmo durante o recesso judiciário, ministras e ministros da Seção Especializada em Dissídios Coletivo fiquem de prontidão para o caso de empregados dos Correios decidam iniciar greve durante as festas de fim de ano.

O Tribunal destacou que tem atuado por conciliação entre servidores e a estatal, mas ainda sem êxito.

Corrida do Rio

A nova rodada da Prefab Future no Rio de Janeiro mostra que o prefeito Eduardo Paes (PSD) mantém bons números de aprovação e desponta como o candidato forte ao Governo, enquanto André Ceciliano (PT), secretário especial da Presidência, surge em 3º na corrida.

Entre eles, Rodrigo Pimentel, o eterno Capitão Nascimento ex-BOPE, pontua forte como eventual 3ª via e outsider no circuito. Confira no site da Coluna.

Sobre luxúria

A Coluna já citou episódio que destoa do cotidiano dos brasileiros simples: a influencer Gkay fretou jatinho de São Paulo para Tiradentes (MG) certo dia para provar a famosa goiabada com queijo do Tragaluz.

Nesta semana, um magnata mandou seu jato à Finlândia para o piloto comprar um pinheiro (Pinus sylvestris) para decorar a pedido da esposa. Com avião próprio, um custo de bate e volta desse sai por mais de R$ 500 mil.

Leia a notícia completa no G1: Clique aqui

Rolar para cima